Buscapé

terça-feira, 5 de março de 2013

Mulher mais velha do mundo completa 115 anos no Japão


Misao Okawa, a mulher mais velha do mundo (Foto: AFP Photo)Misao Okawa, a mulher mais velha do mundo.
 (Foto: AFP Photo)
A mulher mais velha do mundo, a japonesa Misao Okawa, completou nesta terça-feira (5) 115 anos em sua cidade natal, Osaka, uma semana depois de ter obtido o reconhecimento oficial do "Livro Guinness de Recordes".
De acordo com a agência de notícias Kyodo, Misao recebeu como presente um buquê de flores, uma torta de frutas e um lenço dos empregados da casa onde mora, além de poder apreciar seu prato favorito: sushi e sopa de macarrão.
"Não pensava em viver tanto, obrigado a todos vocês", declarou ao canal TBS Okawa.
A idosa, nascida em 1898 e que em sua longa vida teve três filhos, quatro netos e seis bisnetos, agradeceu os presentes e exclamou: "Que buquê grande!".
Misao se gaba de nunca ter sofrido uma doença grave e assegura que o segredo da longevidade é comer de maneira saudável.
Ela foi reconhecida como a mulher mais velha do mundo em 27 de fevereiro, um mês após a morte de outra japonesa, Koto Okubo.
Também vem do Japão a pessoa mais velha do mundo atualmente, Jiroemon Kimura, que vive em Kioto e fará 116 anos em abril.
Fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/mulher-mais-velha-do-mundo-completa-115-anos-no-japao.html

Neurologistas explicam prós e contras da leitura dinâmica

Veja abaixo o texto publicado pela Folha.com sobre leitura dinâmica:

PATRÍCIA BRITTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Fiz curso de leitura dinâmica e li 'Guerra e Paz' em 20 minutos. É sobre a Rússia."
Descontando certo exagero da frase acima, atribuída ao cineasta Woody Allen, os professores de leitura dinâmica afirmam que, com treinamento, é possível ler de cinco a oito vezes mais rápido, sem prejuízo à compreensão e até com melhor assimilação do conteúdo.
Um leitor comum lê, em média, 150 palavras por minuto e compreende 60%. O leitor dinâmico de nível avançado consegue ler, em média, 800 palavras por minuto, assimilando 90% do texto, afirmam os adeptos da técnica.
O webdesigner Janilson Mendes, 26, procurou um curso há quatro anos para melhorar o rendimento na faculdade de engenharia elétrica.
Hoje, com a velocidade de 800 a 900 palavras por minuto, Janilson tomou gosto pela coisa: costuma ler uma obra diferente por semana. Antes, demorava quase um mês para terminar um livro.
O bacharel em filosofia Alcides Schotten, professor de leitura dinâmica há 26 anos, diz que o aumento da velocidade é consequência de uma mudança na forma de ler.
Na escola, aprendemos a ler pronunciando as palavras mentalmente, sílaba por sílaba. Mas a mente consegue captar o significado de uma palavra muito mais rápido do que o tempo necessário para pronunciá-la.
A principal técnica de leitura dinâmica ensina o leitor a parar de pronunciar enquanto lê. Assim, a palavra passa a ser reconhecida por sua forma, como se fosse um desenho, e seu conteúdo é assimilado diretamente.
"A mudança da leitura silábica para a dinâmica é não prestar atenção nas sílabas nem nas palavras isoladamente, mas enxergar as palavras na frase", diz Schotten.
Outra técnica é o aumento do foco do campo visual: enxergar mais de uma palavra ao mesmo tempo, para assimilar o conteúdo de blocos de palavras.
Uma terceira técnica é reduzir a quantidade de pontos de fixação, ou paradas, em cada linha de texto. Durante a leitura, os olhos fazem várias paradas, tão rápidas que é quase impossível perceber. Quanto mais elas ocorrem, mais tempo se leva para terminar o texto.
ACIMA DA MÉDIA
Schotten diz que a velocidade varia conforme o grau de afinidade do leitor com o tema, mas sempre será muito acima da média de 150 palavras por minuto.
E a compreensão, como pode aumentar com uma leitura mais rápida?
"Quando se lê devagar, como a mente é muito ágil, ela se dispersa. Quando se começa a ler dinamicamente, o leitor recebe muito mais informações em um espaço menor de tempo, a mente está ocupada, tem menos tempo para se distrair", diz Schotten.
ATÉ CERTO PONTO
Neurocientistas concordam que é possível ler mais rápido e compreender, até certo ponto, o conteúdo do texto, mas discordam sobre o aumento da capacidade de compreensão.
A neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo Valéria Santoro Bahia diz que o método pode ser útil em alguns casos, mas alerta para o fato de que o leitor tem apenas uma visão geral do assunto e provavelmente não vai conseguir memorizar tão bem. Para ela, aplicar a técnica como método de estudo é um erro.
"O conhecimento fica falho. Para quem está estudando ou aprimorando a profissão, é um método que não deveria ser usado."
Para a neurocientista Aniela França, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a vocalização mental que a técnica tenta eliminar é o que ajuda a aumentar a concentração e a entender melhor o conteúdo. "A voz mental é usada até para organizar as ideias no pensamento."
Arte/Folhapress



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1032384-neurologistas-explicam-pros-e-contras-da-leitura-dinamica.shtml