Buscapé

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Indicação de leitura "Stolen"








Você me viu antes que eu visse você. " essa é a frase que inicia o livro "Stolen" . Uma jovem de dezesseis anos é raptada no aeroporto, arrancada do seio familiar e dos costumes da cidade. É Levada para o deserto. No meio da areia. E uma única companhia : seu sequestrador. E ele ainda esperava que ela se apaixonasse por ele.
Pergunto-me se alguém que tenha lido "Stolen" tenha criticado negativamente o livro. Pois , ao meu ver, não há como. A estória de uma adolescente de 16 raptada por um homem de 29 anos é simplesmente interessante. E esse interesse se intensifica quando esse mesmo homem cuida da menina com ternura e deseja que ela o ame. Pode acreditar, até eu queria um sequestrador desses!!!
Durante um bom tempo o leitor não identifica o nome do sequestrador . Isso acontece porque o livro , assim como seu slogan explicita, é uma carta ao sequestrador . Ou seja, o narrador dirige seus relatos ao sequestrador. Logo , durante a narração , o pronome usado é "você" . Como consequência , o leitor entra na pele do sequestrador e quase que dialoga com o narrador-personagem. É incrível essa sensação. Você pode provar a prévia desse sentimento no pequeno trecho que se segue...


"Para onde quer que eu fosse, você me pegaria. Eu não tinha como fugir [...] Não havia nada que eu pudesse fazer ... Apenas esperar pelos sonhos.
Mas você não estava deixando eu sonhar. "


O envolvimento do leitor com a estória não é apenas reforçado pela intensidade da narrativa ou pelo pronome usado durante os relatos , mas, também, pela paixão que o livro desperta no leitor por Ty , o sequestrador.
Quando finalizei a leitura do livro e fui durmir , os olhos azuis de Ty percorreram minha mente da mesma forma que a da Gemma , pelo menos da mesma forma que eu imaginava que percorria na dela. Mas , como não se apaixonar por um homem que cuida atenciosamente e ama loucamente?
Mas o problema é que , apesar de todo o cuidado e delicadeza de Ty , ele não deixa de ser um sequestrador, de manipular os pensamentos de Gemma e articular maneiras de conseguir o que deseja. Posso caracterizar Ty como um homem com distúrbio , que odeia cidades e vê na terra , e em Gemma, sua única escapatória.
Foi estranho notar que eu tinha me apaixonado pelo vilão da estória. Perdidamente. Mas , isso já tinha sido me avisado na capa do livro .


"_ O que há do outro lado?
_ Mais da mesma coisa. [...]
_ Onde nós estamos?
_ Por toda a parte e em lugar nenhum [...]
_ Quanto tempo você vai me manter aqui? - perguntei.
Você deu de ombros.
_ Para sempre , é claro. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário